Dicas para campanhas de links patrocinados google adwords

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Vamos falar um pouco sobre links patrocinados? Todos que investem em Google AdWords quer saber como otimizar campanhas de links patrocinados e conseguir os cliques mais baixos com um ROI (return on investment) cada vez mais positivo não é isso? Portanto antes de começar a otimizar uma campanha é importante que o analista tenha total conhecimento da engenharia por trás do leilão e ter domínio sobre as métricas para que uma campanha obtenha o máximo de assertividade a cada otimização.

Alguns conceitos e Métricas Básicas do Google AdWords

O principal objetivo do Google é que usuários e anunciantes tenham uma boa experiência ao utilizar seus serviços para que ambos voltem, para isso o investidor deve receber trafego relevante para ter o retorno sobre seus investimentos e o usuário deve encontrar oque busca, fazendo assim que continuem usando seus serviços.

E pagar menos é ser bom? Não existe mágica, algoritmos traduzem ações de usuários em métricas que por sua vez são utilizadas para definir quais anunciantes oferecem uma boa experiência para os usuários. Se você for bem “avaliado” pelos usuários consequentemente irá pagar menos para as melhores posições. As principais métricas de qualidade que temos são: CTR e Índice de Qualidade.

CTR – Click Through Rate: Seu cálculo é bem simples: Cliques / impressões * 100. Trazendo para o mundo real, esse é um indicador de qualidade do seu anúncio/palavras-chave. Um CTR muito baixo pode indicar que seu anúncio precisa ser melhorado e/ou que suas palavras-chave precisam ser reavaliadas. Outro fator a ser observado é a posição média do anúncio, uma posição ruim geralmente tem uma baixa taxa de cliques. O CTR é um dos maiores influenciadores do índice de qualidade e vai afetar diretamente o valor real que você terá que pagar por clique.

Observação: O CTR pode variar de acordo com a posição em que anúncio é exibido. O analista deve ter essa sensibilidade para avaliar se um CTR é bom ou ruim. Uma boa taxa de cliques indica que os usuários estão gostando do seu anúncio, portanto quanto maior o CTR melhor para o índice de qualidade;

Landing Page: O tempo de carregamento e o contexto entre anúncio e página de destino. (Um site que utiliza boas técnicas de otimização – SEO – normalmente não precisa se preocupar com esse fator).

Gostam de Dicas? Então Segue Algumas Dicas Rápidas para Estruturação de Campanhas

Tenha sempre em “mente” o seu público alvo geográfico e segmente a campanha de acordo com a localidade;

Você pode separar campanhas por: Temas e Volume de buscas das palavras-chave;

Ter diversos grupos de anúncios com poucas palavras-chave deixam a conta mais organizada e facilita nas análises;

Lances de CPC e URL de destino no nível de palavra-chave ajudam a indicar para o Google que aquelas palavras-chave são realmente importantes e você está dando atenção especial para elas;

Crie anúncios que tenham o principal termo da campanha no título e também no contexto. A dica aqui é usar palavras-chave dinâmicas na URL de destino para ter a repetição exata do termo buscado pelo usuário (Keyword:Palavra de escape);

Sempre tenha 2 ou 3 anúncios por grupo para testar mensagens diferentes;

Evite um número muito maior do que 3 anúncios se a sua verba for pequena, pois demoraria muito para termos um bom histórico de desempenho;

Sempre que possível compare “banana com banana”. Se a diferença de cliques entre dois (ou mais) anúncios for muito grande, compará-los poderá induzir a análise a uma conclusão inválida;

Não deixe o Google escolher qual é o seu melhor anúncio, pois eles não serão exibidos uniformemente, o que pode dificultar a análise dos resultados;

Aguarde campanhas e anúncios acumularem uma quantidade interessante de cliques para começar a analisar e otimizar sua campanha sem precipitações.

Otimização de Campanhas de AdWords

O tempo necessário para a primeira otimização vai variar muito de caso para caso. Campanhas pequenas demoram mais tempo para ter um bom histórico. É interessante termos ao menos 100 cliques por anúncio para iniciar o processo, mas se você tem uma campanha maior e os cliques são acumulados rapidamente. o tempo para a primeira otimização é menor, o ideal é você ter em mente um padrão de avaliação e utilizá-lo sempre.

Palavras-chave: Não deixe palavras-chave com baixo tráfego ou que não trazem resultados em sua conta, foque seus esforços e investimento onde realmente vale a pena. Sempre fique de olho nos relatórios de termos de pesquisa, pois eles te ajudam a descobrir como realmente os usuários buscam e convertem, também fique atento as correspondências de palavra-chave, normalmente custos e resultados variam bastantes entre cada correspondência;

Anúncios: Cada anúncio tem um CPC diferente do outro e isso ocorre porque o CTR deles nunca é o mesmo. Portanto, é fundamental, para a redução de custos, manter sempre o melhor anúncio veiculando. Pausar anúncios ruins e criar novos para entrar na “competição” é garantir que sua conta evolua naturalmente e tenha sempre um bom retorno sobre o investimento (ROI);

CTR ou Conversão? Se o seu anúncio tem um CTR baixo mas é o que mais converte, procure identificar o “call-to-action” e crie um novo anúncio a partir dele;

Melhores horários e regiões: É possível focar a sua campanha em determinadas cidades, dias da semana e até horários. Fique atento onde está o SEU resultado e foque. Vale lembrar que se a sua verba está curta, ainda é possível focar em horários menos competitivos.

Dica Extra: As extensões de anúncios tornam a sua mensagem muito mais chamativa e costumam trazer ótimos resultados (e CTR’s) quando são apresentadas. Muitos anunciantes simplesmente ignoram o recurso, fique atento! Saiba mais sobre Extensões de anúncios.

Alguns Links de Complementos de Conteúdos e Ferramentas

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Como funciona o leilão do Google (legendado)

Blog do Google Adwords

Fórum do Adwords no Brasil

Seus relatórios direto no Excel e personalizados

Seleção de palavras-chave e análise da concorrência

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Especializada em desenvolvimento para internet e assessoria de marketing digital, links patrocinados e inbound marketing.

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