Site novo? Afinal quando é a hora de redesenhar o seu site?

Redesenhar o site ou criar um site novo muitas vezes pode parecer a solução mais rápida para se livrar de todos os problemas que você tem encontrado nele. Mas será que é mesmo?

Antes de sair redesenhando um site novo, é preciso entender quais são as prioridades, os objetivos de negócios, e ter clareza sobre qual o problema que você está tentando resolver com a criação de um site novo ou redesign.

O pessoal da Froont compartilhou um artigo bem interessante sobre 5 indícios de que a hora de redesenhar o seu site está chegando:

1. O design atual não é flexível o suficiente

site responsivo

Esse é um ponto importante e muitas vezes interpretado de forma incorreta. Bom design acelera a tomada de decisões, abre espaço para experimentar, e é fácil de manter e atualizar. Bom design é flexível mas também sabe definir as regras e limitações corretas. A tecnologia e o design devem trabalhar juntos, e não competirem um com o outro.

Pare de pensar o design como uma série de funcionalidades individuais e comece a pensá-lo como um sistema. Interfaces modulares são a melhor forma de manter um escopo conciso e ao mesmo tempo dar flexibilidade para o sistema resolver vários problemas diferentes.

2. A web mudou muito, e o seu site não?

Talvez você tenha perdido o timing daquele tal de design responsivo, achando que seria só uma moda e que logo passaria. Mudanças acontecem, e algumas vezes acontecem mais rapidamente do que conseguimos acompanhar. Todos nós cometemos erros, e um redesign pode ser uma ótima oportunidade para melhorar muito mais do que simplesmente o visual do site.

Abaixo um breve checklist para avaliar se o seu redesign vai trazer realmente benefícios para os seus negócios e seus usuários:img1

Ao melhorar a performance e a acessibilidade do seu site, você não apenas melhora suas conversões, mas também tem melhores resultados em mecanismos de busca. O Google, por exemplo, prioriza em seus resultados de busca os sites que sejam mobile-friendly e que sejam rápidos de carregar.

3. O produto ou serviço que você oferece mudou com o tempo?

Seu negócio mudou muito

Uma nova versão do produto, um novo lançamento, uma mudança no direcionamento da empresa — todos esses podem ser bom motivos para considerar um redesign do seu site. Por exemplo, quando você muda o seu direcionamento de B2C para B2B. É importante garantir que o tom e o visual do seu site mandem a mesma mensagem que o seu produto e seu marketing mandam.

Mais um breve checklist para saber se é chegada a hora do tal redesign:

img2

4. Já faz tempo demais que você não atualiza seu site?

Acontece. Você fica tão ocupado focando no seu produto e nas suas vendas que quando você se dá conta, alguns anos se passaram. Um redesign pode ser uma boa oportunidade de dizer à sua audiência que você continua na ativa, e que continua preocupado com a qualidade do seu serviço.

5. Você precisa se diferenciar dos seus concorrentes?

Existem momentos em que você pode se beneficiar em ter um site diferente dos concorrentes, mas tem momentos em que pode ser melhor se misturar com o que todo mundo está fazendo.

Quando você está começando, seguir o approach que os líderes do mercado estão seguindo pode ser uma boa ideia, e mostra aos seus usuários que seu produto/serviço é tão sério quanto os outros que eles já conhecem. Mas se sua empresa já cresceu em tamanho e precisa mostrar para o mundo como tem um pensamento diferenciado da concorrência, um redesign pode ser uma boa solução.

Bônus: quando um redesign NÃO é a solução

  • “Um amigo meu não gosta do design do site”
  • “O site está performando bem, mas que tal se a gente mudasse ele um pouco?”
  • “Não aguento mais olhar para o meu site”
  • “Ah, mas meu concorrente lançou um site novo semana passada”

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CEO at Bzness. Especializado em gestão de comunicação digital.

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