Tendências para o E-Commerce 2017

As tendências de um E-Commerce surgem de como o consumidor compra e como ele se comporta diante do seu plano de marketing. Em 2017, se você não está muito afim de conhecer as reais necessidades dos seus clientes ou seguir o fluxo de tendências, então há uma grande chance de você ficar para trás.

Só no primeiro semestre de 2016 foram gastos mais de R$19,6 bilhões no Brasil em lojas virtuais, representando um crescimento nominal de 5,2% na comparação com o primeiro semestre de 2015.

No mercado competitivo de hoje, tudo depende de como um consumidor experimenta sua marca. Aquelas marcas que podem perceber ou satisfazer as expectativas dos consumidores, envolver ativamente os compradores via desktop ou mobile, se destacarão em 2017 como grandes vencedores.

Então vamos falar um pouco das tendências das lojas online para este ano e adequar seu projeto para sair em disparada à frente de seus concorrentes.

Comércio Mobile

Comércio Mobile - Tendências E-Commerce 2017
As transações móveis aumentam a cada ano, especialmente durante as temporadas de férias. O engajamento móvel e o comportamento dos compradores aumentarão em até 50% a receita móvel gerada pelo comércio eletrônico em 2017. Portanto, se uma marca não conseguir atrair os consumidores via smartphone ou tablet, provavelmente não estará na parcela de 50% citada anteriormente.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgados em 2016 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o celular já é o principal meio de acesso à internet nas casa dos brasileiros com acesso à rede – estes, por sua vez, já representam mais da metade da população.

Em uma pesquisa feita pelo Mercado Livre em parceria com a Ibope Conecta, é mostrado que o smartphone já virou uma alternativa na hora de fazer compras e já representa mais de 15% dos pedidos online. Com a adaptação das lojas virtuais para o mobile é de se esperar, portanto, um crescimento na participação do mercado varejista online no chamado m-commerce.

Opções de Pagamento

Opções de Pagamento - Tendências E-Commerce 2017
A disponibilização de opções de pagamento diferentes para o seu cliente resulta em mais conversões e vendas. Há ainda muitas pessoas que ainda não se sentem confortáveis dando os seus números de cartão de crédito para um e-commerce.

A tecnologia avançada trouxe conveniência até para o ato de compra. O mercado já oferece novos meios de pagamento com tecnologia embarcada que agilizam o processo e colaboram com a experiência de compra acima mencionada.

Uma dessas novidades é a carteira virtual no e-commerce, que já foi abraçada por grandes redes de varejo. O dispositivo registra os dados dos cartões e é ativado por meio do mecanismo Touch ID, de leitura biométrica, que facilita o pagamento. Dois cases de sucesso no mercado são o Apple Pay e o Samsung Pay.

Mais Pop-Ups

Mais Pop-ups - Tendências E-Commerce 2017
Pop-ups nunca foram algo que os consumidores amaram. A primeira percepção, eles apenas perturbam a experiência enquanto usuários estão procurando e selecionando um determinado produto ou serviço. No entanto, pop-ups ficam em 2017. Os pop-ups, geralmente, são para registro no site ou receber e-mail sobre ofertas e vendas. É claro que não significa que basta colocar uma janelinha com um formulário para ter vantagem. Além de charmoso, ele deve ter um gatilho bem bolado para convencer o usuário a querer completar a ação.

Métodos Rápidos para Entrega

Métodos Rápidos para Entregas - Tendências E-Commerce 2017
Os clientes esperam que seu produto seja entregue a eles o mais rápido possível. A Amazon tem uma visão do sistema de entrega crowd-sourced, onde as pessoas comuns entregarão os produtos em rápida fração de tempo, não dependendo apenas do serviço de entrega padrão. Um transporte mais rápido será uma chave em 2017 para manter seus clientes voltando à sua loja para compras.

Um relatório do site Forrester apresentou que 29% dos consumidores estão dispostos a desembolsar um dinheiro a mais para receber sua encomenda no mesmo dia. Lembre-se que essa entrega rápida pode ser um grande diferencial para seu negócio.

Relacionamento Humanizado

Relacionamento Humanizado - Tendências E-Commerce 2017
Com uma extensa disputa de e-commerces, uma das lutas é para ver quem consegue criar um laço mais afetivo com seus clientes, com foco na experiência de compra. Fora o produto adquirido, a tendência é que o consumidor valorize o processo de compra e o relacionamento da marca consigo. Para que a empresa seja valorizada pelo cliente, a mesma deve valorizá-lo. Então é bom que os empreendedores entendam que não se trata apenas de vender, mas de valorizar a relação estabelecida entre marca e cliente.

Mídia Programática

Mídia Programática
Personalização é a palavra que define a mídia programática. É sobre acertar a audiência correta no momento certo. Isto é, seus conteúdos e ofertas no e-commerce tendem a ser cada vez mais personalizados para todos os seus tipos de consumidores. Em tempos da BIG DATA, o vendedor tem a chance de saber em detalhes qual é o perfil de seus clientes e entender suas necessidades na hora anunciar um produto. Como é de conhecimento comum, você deixa rastros por qualquer lugar da internet que navegue e isso facilita o monitoramento de seus hábitos de consumo.

E com novas tecnologias de leitura dessas informações, o vendedor terá condições de antecipar o comportamento de compra do consumidor, criando oportunidades de vendas.

Algoritmos de Inteligência Artificial

Algoritmos de Inteligência Artificial - Tendências E-Commerce 2017
Algoritmos ajudam os compradores a identificar suas preferências baseado no seu histórico de navegação. Os humanos ainda precisam checar a precisão de dados, mas o algoritmo faz uma boa parte do trabalho para você.

Hoje, indiscutivelmente, a maior limitação nos e-commerce é escolher e definir uma palavra-chave que identifica com precisão ou descreve exatamente o produto que o usuário quer. Se eles direcionarem corretamente, o algoritmo de engenharia de busca vai buscar resultados relevantes. Se não, o consumidor receberá testes A/B de anúncios de produtos até que finalmente ele ache o que procura. Esse será um problema completamente sanado com inteligência artificial, pois o algoritmo entenderá que “celular com melhor qualidade de foto” representará exatamente o que o cliente quer, e não um “celular com câmera” ou “celular com câmera 13mp“.

Inbound Marketing para E-Commerce

Automação de Marketing - Tendências E-Commerce 2017
O Inbound marketing centra-se na criação de conteúdo de qualidade que atrai as pessoas em direção a sua empresa ou produto, onde eles naturalmente querem estar. Ao alinhar o conteúdo que você publicar com os interesses do seu cliente, você espontaneamente atrai o tráfego de entrada que você pode converter, fechar e fidelizar ao longo do tempo.

A automação de marketing é uma prática com o objetivo de automatizar ações de marketing como enviar e-mails, controlar publicações de redes sociais ou programar ações em seus sites. A tecnologia da automação de marketing facilita demais essas atividades, pois a sua necessidade é gerar conteúdo e programar seus envios, construir uma régua de nutrição e focar no objetivo de converter o usuário em um LEAD qualificado para ser convertido em venda.

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CEO at Bzness. Especializado em gestão de comunicação digital.

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