O que você precisa saber sobre o empreendedor

Dentre toda população mundial, com mais de 7 bilhões de pessoas, aproximadamente 400 milhões são empreendedoras. Isso significa que 1 em cada 18 pessoas é um empreendedor. E ainda questionando se o empreendedorismo parece ser uma boa ideia, 2 a cada 3 pessoas confirmam que tentariam se aventurar no seu próprio negócio.

Ligado a esse fato, é interessante saber que no ranking de 25 de países com mais empreendedores, não há um país desenvolvido. Os maiores possuidores de empresários são Uganda, Tailândia, Brasil, Camarões e Vietnã. A explicação do porque disso é simples: nos países em desenvolvimento as pessoas enxergam mais oportunidades de negócios, tem mais anseio por aventuras empresariais. E as vezes é o único jeito de uma pessoa ganhar seu dinheiro. Já os países com as maiores economias do mundo, Estados Unidos, China e Japão, tem número baixíssimos de empresários individuais.

A Anatomia de um Empreendedor

Anatomia de um Empreendedor

1– A idade média de fundadores de empresas é de 40 anos
2– 95,1% possuem ensino superior. 47% possuem níveis mais avançados de estudos
3– Menos de 1% vem da extrema pobreza ou extrema riqueza
4– 15,2% tiveram um irmão que tentou iniciar um negócio próprio
5– 69,9% são casados quando começam sua primeira empresa
6– 59,7% possuíam filhos únicos no seu primeiro negócio. 43,5% tinham 2 ou mais filhos
7– A maioria já trabalhou em uma grande empresa anteriormente
8– 74,8% indicam que desejam ficar ricos com seus negócios
9– A maioria dos entrevistados foram os primeiros da família a abrir um negócio

Quais motivos de se tornar um empreendedor?

Abrir seu próprio negócio consiste em correr riscos financeiros, trabalhar por horas e horas a mais que em um emprego comum e praticamente se torturar para que sua empresa esteja sempre à frente e construir o seu próprio império pessoal. Se você parar para pensar, por que alguém quer isso?
Porque existem aprendizados e benefícios que podem ser tirados disso, e no fim do túnel, se você fizer tudo certinho, haverá uma recompensa impalpável. Os aprendizados e benefícios são diferentes para cada um. Assim como esse regalos, as motivações para todos são diferentes também, mas existem 5 principais motivações mais comuns entre empreendedores. Confira abaixo:

Dinheiro

Dinheiro

Você pode negar o quanto quiser, mas é fato que um empreendedor entra no jogo, pelo menos parcialmente, com a ideia de pode fazer muito dinheiro. Ver exemplos como Mark Zuckerberg (Facebook) ou Jan Koum (Whatsapp) dão um incentivo a mais.

Flexibilidade

Flexibilidade

Alguns empreendedores começam seus próprios negócios apenas porque estão cansados de cumprir horários e ter metas altas em seus empregos tradicionais, que na maioria das vezes são empregos do gosto oposto do trabalhador. Ter sua própria empresa, sendo você o chefe, a flexibilidade de horários e demanda de trabalho pode cair bastante e claro, vai de acordo com sua agenda e responsabilidades.

Controle

Controle

O desejo pelo controle ou liderança leva o nascimento de muitos empreendedores. Na sua empresa é você que dá a última palavra desde a contratação até a estratégia de negócios para aumentar os salários. Mas já sabemos que “com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”, além da pressão e do estresse.

Equipe

Equipe

Algumas pessoas adoram trabalhar em conjunto, pela troca de experiências, pelo clima descontraído, o jeito criativo de cada um se entender e a felicidade se chegar ao sucesso juntos. Algumas empresas oferecem responsabilidades de líder, mas nada como construir seu próprio time.

Legado

Legado

Algumas pessoas não abrem suas empresas apenas para ganhar dinheiro ou poder controlar seus funcionários. Existem empreendedores que sonham em dar sua cara para uma marca, em ser reconhecido nas ruas, dar entrevistas, colocar seu rótulo no topo do mundo. Seu objetivo é passar sua empresa para uma próxima geração e mantê-la viva, sentir que você fez algo muito útil para o mundo. E não há dinheiro ou experiência que pague isso.


E para você, quais motivações te levariam a abrir uma empresa? Torcemos para que seja mais de uma! Quanto mais motivado você estiver, menos intimidado você estará quando desafios inevitáveis aparecerem ao longo de sua jornada.

Você já se motivou o suficiente e abriu uma empresa? Podemos te ajudar a alavancar seu negócio, colocando no topo do Google, inicialmente, para depois, juntos, ganharmos o mundo. 😉

► Quero o topo do Google

Fontes:
https://www.dealsunny.com/blog/entrepreneurship-infographic
https://www.entrepreneur.com/article/249417
http://onstartups.com/tabid/3339/bid/10561/12-Facts-About-Entrepreneurs-That-Will-Likely-Surprise-You.aspx

Postado por

CEO at Bzness. Especializado em gestão de comunicação digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *