5 motivos para investir em mídia social

As mídias sociais são ferramentas que possibilitam uma proximidade entre pessoas e, principalmente, empresa e consumidor. Com elas é possível divulgar serviços, produtos, conteúdos, tirar as dúvidas dos clientes, gerar leads, e muito mais.

Quem não possui uma página ou perfil do negócio, pode estar perdendo oportunidades de venda e visibilidade. Se você faz parte dessa turma, separamos alguns motivos para te mostrar que investir em mídias sociais pode mudar o caminho da sua empresa.

1. Entender a sua audiência e conectar-se com o seu público

As redes sociais são ferramentas de marketing extremamente eficazes, isso porque estabelecem uma interação direta entre a empresa e o público. 

O fato da sua audiência ler as suas publicações e acompanhar o que a sua marca está publicando, lhe permite obter informações sobre seus hábitos, preferências, comportamentos, além de responder questões como, por exemplo, quais os produtos que eles estão comprando e porquê e quais os tipos de posts que gostam de compartilhar.

As respostas dessas perguntas são informações importantes em nível de marketing, pois quando uma empresa compreende a sua audiência ela consegue criar um copywriting mais eficaz e fazer publicações mais interessantes nas redes sociais e, consequentemente, gerar mais tráfego. Além disso, pode ajudar a identificar problemas que precisam ser trabalhados para melhorar as taxas de conversão de vendas.

Mas lembre-se: O usuário quer se sentir especial e não ser visto apenas como um número em um relatório, e é isso que diferencia algumas marcas das demais.

É imprescindível que haja uma conexão com o seu público: Responda aos comentários, dê informações relevantes e oferece conteúdos autênticos. Só assim a sua empresa conseguirá estabelecer laços de confiança com quem a segue.

2. Gerar mais alcance para a sua empresa

Se você já leu o nosso artigo “Você sabe o que são Leads e por que a sua empresa deve investir neles?”, você já deve saber que as redes sociais são um dos melhores lugares para captação de leads

Segundo uma pesquisa feita pela empresa GlobalWebIndex, que analisou os maiores mercados do mundo, o Brasil é o segundo colocado entre os países que mais usam as mídias sociais. Para se ter uma ideia, os Estados Unidos ficaram em 25º lugar com uma média de 117 minutos online diariamente, enquanto os brasileiros ficaram com uma média de 225 minutos. Além disso, de acordo com dados recentes do Interactive Advertising Bureau (IAB), R$ 18 bilhões foram investidos em publicidade na internet em 2018 no Brasil. 

Então, investir em rede social como meio de publicidade pode ser um ponto de virada para muitas empresas. O Facebook, por exemplo, permite criar anúncios altamente segmentados para atingir o seu público-alvo e encontrar novos clientes. Eles podem ser personalizados de acordo com as necessidades e interesses da sua marca, demograficamente, ou seja, um leque de possibilidades para atingir quem realmente interessa. 

Outro ponto que vale ressaltar é que páginas de empresas que proporcionam um conteúdo fresco e relevante, que podem ser lidos independente da data, são extremamente valorizadas. Quanto mais interessante for o conteúdo criado, mais alcance e interações surgirão de forma orgânica.

3. Construção de uma imagem da marca

O tempo de resposta ao cliente já não é uma opção, mas sim uma obrigatoriedade. Poucas empresas fazem isso corretamente e, para se destacar em relação aos seus concorrentes, oferecer um atendimento diferenciado ao seu público é essencial. 

Os índices de satisfação em relação à sua marca podem aumentar muito com essa prática, isso porque quando uma empresa interage com o público em redes sociais, está criando conexões e relações de empatia com seus seguidores, mostrando que os valoriza não como uma fonte de receita, mas como pessoas. 

Aliás, atualmente, as mídias sociais vêm sendo usadas, também, como complemento de estratégia de relações públicas. Quando uma empresa precisa fazer um comunicado, atualmente, a primeira mídia que dão preferência é a digital. Pois é lá onde se consegue chegar ao seu público-alvo e tirar suas dúvidas de imediato.

4. Estar à frente da concorrência

Tenha em mente que a maioria das empresas já têm uma presença digital, mas poucas PME (pequenas e médias empresas) têm um bom resultado. Isso acontece por conta de alguns fatores:

  • Poucas frequência de publicações;
  • Falta de tom e uma voz apropriada;
  • Compartilhar exaustivamente apenas produtos e serviços;
  • Ausência de respostas ou dúvidas dos usuários;
  • Não possuir envolvimento e interação com os seguidores;
  • Não provocar impacto na vida dos seguidores;
  • Pouco esforço para agradar e cativar os seguidores

Mas isso não precisa acontecer com a SUA empresa, pois existem empresas especializadas que lhe oferecem soluções de marketing digital para que a sua empresa tenha sempre uma maior presença e destaque nas mídias sociais, como nós da Bzness Internet.

É claro que as grandes marcas possuem vantagens que as PME não possuem: Maior reconhecimento do nome, maiores orçamentos, etc, porém, as PME possuem uma vantagem que as outras não têm: Autenticidade. Se você é um empreendedor, por exemplo, com uma história inspiradora, uma empresa local que oferece algo inovador e empolgante, isso vai aproximá-lo do seu público mesmo que o orçamento para publicidade seja pequeno.

Trabalhar corretamente as redes sociais da sua empresa ajudará a construir uma base mais forte que a sua concorrência – mais preguiçosa -não conseguirá se igualar. O importante é encontrar uma maneira de se conectar com o seu mercado e o seu público de uma forma autêntica e original onde consiga construir a sua própria marca.

5. Aumentar as vendas e o retorno sobre o investimento (ROI)

Ao longo do funil de vendas, as empresas têm como objetivo influenciar as decisões de compra dos clientes, e é por isso que criam blogs com artigos onde explicam sobre determinado produto e/ou serviço, respondem as dúvidas dos clientes e lançam promoções. 

Então, uma estratégia bem definida em relação às redes sociais vai fazer com que eventuais clientes que pesquisam por informações relacionadas ao seu produto ou serviço, acabem chegando até você, mesmo que não estejam familiarizado com ela.

Além disso, ao compartilhar informações relevantes, os usuários começaram a compartilhar, também, marcando amigos e enviando o seu site para tirarem dúvidas. O que, consequentemente, significa uma maior captação de contatos qualificados (leads). Eles estarão mais propensos à comprar com você.

Utilizar as mídias sociais para expandir a sua empresa é um dos passos para criar uma marca de sucesso. Não fique de fora do mundo digital, fale com a Bzness e nós te ajudaremos estabelecer a estratégia de marketing digital mais apropriada para o seu negócio. 

Postado por

Deixe uma resposta