Google Ads: Vale a pena investir?

Quem nunca precisou fazer uma pesquisa no Google, não é mesmo? É fascinante pensar que podemos achar o que precisamos com alguns cliques e em pouco tempo. Você já deve ter notado que, ao fazer uma pesquisa, uma parte dos resultados ganha destaque seja no topo da página, no final ou à direita.

Esses são os Links Patrocinados, anúncios pagos de rede de pesquisa que atingem diretamente um determinado público com palavras-chave específicas. Através desses anúncios, o usuário é levado à página do anunciante de maneira rápida e precisa. 

O principal serviço de publicidade do Google – e do mundo – é o Google Ads, mas plataformas como Facebook e Yahoo! também trabalham com anúncios segmentados. Hoje nós vamos te explicar como funciona o Google Ads e quais as vantagens de anunciar por ele! 

O que é o Google Ads

Como dito acima, nada mais é do que uma plataforma de publicidade online criada pelo Google onde é possível criar campanhas e anúncios que serão exibidos sempre que um usuário que faz parte do público segmentado escolhido realizar uma busca.

Vantagens de anunciar na plataforma

  • Alcance

O Google é o maior site de buscas atualmente, então, sempre que um usuário tem alguma dúvida é normal recorrer a esse buscador, certo? Ao utilizar o Google Ads você terá muito mais chances de fazer a sua empresa ser notada, pois seus anúncios podem aparecer não só no próprio Google, mas, também, em sites parceiros, como citado acima. Deste modo, a sua empresa começará a fazer parte da experiência de navegação diária do público-alvo, estando em evidência para o consumidor.

  • Segmentação

No Google Ads, um dos diferenciais, é a possibilidade de segmentar o seu anúncio por diversas opções: Público-alvo, palavras-chave, local de exibição (estado, cidade ou um raio específico, por exemplo), idade e idioma, deste modo você consegue impactar diretamente o seu público, de uma maneira muito mais precisa.

  • Orçamento controlado

Não existe um valor mínimo para investir no Google Ads, é preciso analisar como o nicho do seu negócio se comporta na internet, se há concorrência e se investe muito ou se ainda existe pouca competitividade. O que importa é respeitar o orçamento disponível para realizar campanhas assertivas e que tragam bons resultados.

Como funciona

Agora que você conhece algumas das vantagens do Google Ads, já dá pra entender como funciona, mas, antes de tudo, é preciso ter em mente o principal objetivo, o porquê de querer anunciar no Google: Divulgar sua marca? Vender um produto? Atrair público? Com isso bem definido, o caminho fica mais fácil.

O valor a ser pago pelo seu anúncio pode ser definido de algumas maneiras, uma delas é o CPC (custo por clique). Com essa estratégia é possível definir o quanto se pretende pagar pelo clique e só há cobrança quando alguém clica no link do anúncio. Se ninguém acessa o site pelo seu anúncio, você não paga nada. 

Porém, esse não é o único critério para que o anúncio tenha um bom desempenho. Além do valor do CPC, o Ads leva em consideração a qualidade do anúncio e da página de destino (do seu site), o que passa diretamente pelas palavras-chave. São elas que ativam o anúncio de acordo com o que os usuários pesquisam ou visualizam.

Após configurar o anúncio com todas as informações importantes relacionadas à qualidade, o anúncio passa a participar de um leilão. Ele ocorre a cada pesquisa relacionada à palavra-chave que ativa o anúncio, onde o Ads seleciona os anúncios que serão impressos na página, classificando-os de acordo com a qualidade e preço. 

Tipos de campanha

  • Rede de pesquisa (search)

Na campanha de search os anúncios são exibidos na pesquisa feita através do google. Esse tipo de campanha atinge os usuários que estão com interesse imediato no assunto pesquisa, pois os anúncios aparecerão de acordo com o termo de busca pesquisado. Por isso é importante definir bem quais serão as palavras-chave que levarão seus clientes até os anúncios.

  • Rede de display

Nesse tipo de campanha são criados anúncios gráficos (imagens) que serão exibidos em sites parceiros do google. Para definir onde os anúncios serão exibidos é possível segmentar por diversos fatores: Tópicos, palavras-chave, canais, locais, idiomas, entre outros. Assim, eles aparecerão para as pessoas mais indicadas a clicarem.  

Esse tipo de campanha é muito utilizada para realizar o remarketing, que é quando uma pessoa visita o seu site e, ao visitar outros, um banner do seu produto começa a aparecer.

  • Google Shopping

Esse tipo de campanha é ideal para quem possui um e-commerce e quer, além de aumentar o tráfego, gerar mais conversões. É ela que faz os produtos aparecerem na parte superior da página de pesquisa do Google com a imagem, nome e preço.

Para este tipo é preciso vincular a conta do Google Ads a uma conta do Google Merchant Center. Lá é onde cadastramos o XML que contém todos os produtos e informações sobre eles. 

  • Campanhas de vídeos

Sabe os anúncios que aparecem no YouTube antes, durante ou depois de um vídeo? Então, esses anúncios fazem parte desse tipo de campanha, ela é ideal para quem deseja fortalecer a identidade da marca e atingir o topo de funil. Existem alguns formatos de anúncio de vídeo: 

  • Trueview In-Stream, que é quando o usuário tem a opção de pular após 5 segundos;
  • Out-Stream, similar ao anterior, mas são específicos para dispositivos móveis;
  • Trueview Video Discovery, que é quando aparece a miniatura do seu vídeo na home ou nas sugestões de vídeos;
  • Bumper, que são os anúncios de até 6 segundos, onde não é possível pular.

Desafios

Cada um desses tipos de anúncio possuem suas vantagens, diferenciais e desafios.  Superar a concorrência é um deles, visto que um número infinito de empresas utiliza a ferramenta, então, é claro que no início você pode se sentir frustrado. Mas não desista! 

Além disso, apesar de hoje termos um mundo de tutoriais na internet, é comum usuários inexperientes decidirem anunciar sozinhos, sem ajuda, e se depararem com mais obstáculos e dúvidas e do que resultados e respostas. Por isso, é fundamental contar com uma agência especializada e devidamente certificada (o próprio Google fornece as certificações), com profissionais capacitados e experientes o bastante para ajudarem a sua empresa a ter o melhor retorno possível.

Quer anunciar no Google? Fale com a gente, atendemos empresas de Brasil inteiro com planos que cabem no seu bolso! 

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