Growth Hacking pode até soar familiar como nome para muitos, mas de fato o que é e suas aplicações no cotidiano ainda são questões a serem esclarecidas. A Bzness te ajuda a clarear as ideias sobre o conceito, que na prática tem muito a oferecer as marcas.
O que é Growth Hacking?
Uma maneira, exclusivamente digital, para chegar ao mercado e plantar sua ideia. Podemos dizer que é a evolução do marketing digital e tem como fundamento entender com perfeição os hábitos, comportamentos e tendências de consumo. Uma forma de inserir sua mensagem de maneira quase natural na rotina do usuário.
Onde surgiu?
A nova tendência tem como mentor um dos mais prestigiados profissionais do digital, Sean Ellis, que define Growth Hacking como marketing de experimentos, com o objetivo de encontrar brechas (hacks) para obter sucesso e criar estratégias para atingir resultados para o crescimento (growth) da empresa.
Como é na prática?
Misturar conceitos de tecnologia, metodologia de experimentos e, talvez o mais importante: ter pleno conhecimento de como o consumidor pensa enquanto faz compras e o que o motivou a fazer determinada compra.
O funil do Growth Hacking
É importante saber quais são os pontos que não estão performando tão bem e direcionar esforços para mudar o cenário e quem sabe aplicar uma nova estratégia para conseguir performar mais rápido do que seria de maneira convencional
Aquisição (Acquisition), que vai reunir as práticas para atrair e conquistar um cliente.
Ativação (Activation), que foca em entregar uma boa experiência ao cliente no primeiro contato.
Retenção (Retention), quando o cliente já está satisfeito e pretende continuar como cliente.
Receita (Revenue), estágio em que o cliente paga pelo produto (após o período de experimentação grátis)
Indicações (Referral), quando seu cliente te indica.
MARCAS QUE ENTENDERAM O CONCEITO DE GROWTH HACKING
Em todos os segmentos e processos, temos casos que inspiram que nos levam a ter novos insights para aplicarmos em nossas marcas, com isso, apresentamos os cases mais famosos de sucesso do Growth Hacking.
Onde você procura sobre uma empresa que é indicado, ou sobre um contato profissional? Certamente a sua resposta é Google. Pensando nisso, a rede de contatos profissionais percebeu a chance de otimizar seu SEO para que candidatos e empresas aparecem na página inicial do de buscadores e que seus perfis fossem visíveis sem que o usuário tivesse uma conta na rede. Assim, a rede passou de 2 milhões para 200 milhões de usuários ativos.
PayPal
Qual a forma de pagamento para compras online? Certamente a sua resposta é cartão de crédito. A plataforma percebeu a oportunidade de ser a única forma de pagamento com logo no site, passando assim a ser mais utilizada por vendedores e compradores como forma única de pagamento.
Estes exemplos nos ajudam a ter uma noção de como a oportunidade pode surgir de um jeito simples, mas que só obtém sucesso se tiver pesquisa e profissionais para que as ferramentas certas sejam capazes de alcançar o resultado pretendido.