Como o Inbound Marketing pode ajudar o seu e-commerce

Atrair clientes é essencial para qualquer negócio, porém pode ser um desafio para quem não aplica estratégias de marketing em seu negócio. Por isso, muitas empresas têm apostado no Inbound Marketing, ou marketing de atração, para captar novos e fidelizar clientes no e-commerce.

Se você não conhece esse termo, inbound marketing é um conjunto de estratégias com foco em atrair, converter e encantar clientes. Diferente da publicidade tradicional que corre atrás dos consumidores, o inbound utiliza uma combinação de SEO, marketing de conteúdo e estratégias em redes sociais para atrair seus novos clientes.

Então, se a sua empresa vende vasos, ao compartilhar, por exemplo, um vídeo nas redes sociais com dicas de decoração utilizando os seus vasos, o cliente se sente atraído e encantado pelos conteúdos que você disponibiliza dentro do seu e-commerce.

Não é sobre ir atrás do cliente, mas, sim, fazer com que ele se interesse pelo conteúdo produzido pelo seu negócio, entende?

Dito isso, precisamos te explicar que o inbound marketing possui algumas características que, se aplicadas de forma assertiva, podem beneficiar muito o seu negócio:

1. Relacionamento: O inbound marketing cria um relacionamento de confiança entre a empresa e o cliente através dos conteúdos relevantes produzidos pela marca, que além de entreter o público-alvo, educa e fornece informações valiosas.

2. Soluciona dúvidas: A criação dos conteúdos é baseada em dúvidas reais que os clientes possuem, então, oferecendo informações que vão de encontro com a dor, problema, do cliente, você satisfaz as suas dúvidas e, consequentemente, engaja mais a sua marca, fazendo com que o público se torne consciente dos seus produtos e o que você oferece.

3. Marketing disfarçado: Ao invés de criar conteúdos onde a publicidade está escancarada (o que automaticamente o usuário ignora), o marketing de atração passa a mensagem da marca constantemente, seja através de artigos no blog ou posts nas redes sociais.

Como usar o inbound marketing no e-commerce

Atrair

O tráfego é um dos fatores primordiais para o sucesso de qualquer e-commerce, certo? Portanto, o primeiro passo é utilizar o marketing de atração para atrair novos consumidores em potencial para a sua marca. 

Como a atração é feita através da criação de conteúdos relevantes, existem algumas formas de fazer isso:

• Artigos para blog: É o principal canal para atrair novos clientes;

• Site: Enquanto o blog “vende” o conteúdo, o site vende o produto real. Ao entrar no blog e se identificar com o conteúdo, o usuário se sente atraído a pelo menos dar a famosa “olhadinha”;

• Redes sociais: São ótimas para espalhar os conteúdos já que alcançam grandes números de pessoas.

• SEO: O Google é o buscador mais utilizado pelas pessoas para pesquisar, por isso, utilizar técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web para posicionar melhor o conteúdo de forma orgânica, é fundamental para uma boa estratégia de inbound marketing. Isso vai ajudar a gerar tráfego e autoridade para o blog e/ou site.

Mas é importante frisar aqui que mais do que quantidade, o que importa é a qualidade. Então, ao invés de criar diversos conteúdos e atirar para todos os lados, é preciso segmentar o conteúdo para atingir quem realmente importa. E entender o seu público-alvo e a sua persona é essencial para isso.

Converter

Após atrair os consumidores, é a hora de convertê-los em leads. Para isso, não é necessário ter uma landing page incrível. Com o inbound marketing é possível gerar leads de diversas formas. É claro que, possuir uma página com um formulário ajuda muito na captação, mas, nas redes sociais, por exemplo, é possível incentivar os usuários a entrarem em contato através do chat. 

Ao coletar informações sobre esse cliente, como e-mail e telefone, dizendo que costuma enviar por lá ofertas exclusivas e novidades, é uma forma de atraí-lo e captá-lo.

Mas, aqui na Bzness sempre pensamos na criação de landing page para essa etapa, pois assim conseguimos, além de coletar as informações de forma rápida e direta, automatizar ações como envio de newsletter e manter a carteira de clientes sempre atualizada e organizada, além de conseguir visualizar se algum cliente é mais engajado do que o outro a fim de oferecer um desconto ou “mimo”.

O interessante é pensar que essa estratégia vai trazer até você apenas leads engajados de verdade e que possuem real interesse na sua marca e seus produtos.

Vender

Essa etapa do inbound marketing é fundamental para conseguir transformar os leads em clientes. Para isso, é importante saber em qual etapa da jornada de compra o seu potencial cliente se encontra, pois nem todos os clientes em potencial estão dispostos a realizar a compra imediatamente. 

Para isso, o envio do e-mail marketing é a estratégia mais utilizada. Isso porque, assim, é possível conhecer as necessidades e o nível de satisfação com o atendimento da marca, além de fortalecer o relacionamento com ele.

Assim, é possível conduzir o cliente pelo funil de vendas, tornando-o mais propício a realizar uma compra.

Encantar

Conseguiu realizar a venda? Parabéns! Mas o trabalho não acaba aqui. Afinal, o objetivo é fazer com que os clientes comprem regularmente e, cada vez mais, mais produtos. Ou seja, é preciso fidelizar o cliente e o pós-venda é essencial para isso.

Um jeito de manter o contato com o cliente e o relacionamento ativo é enviando mensagens e conteúdos relevantes com regularidade, mas, para isso é preciso criar estratégias e ações específicas de conteúdos voltadas para cada tipo de persona.

Assim, criando e enviando um conteúdo bem segmentado, de acordo com o estágio do funil em que o cliente se encontra, você estará atendendo à sua necessidade e ajudando ele a tomar uma decisão inteligente. Por exemplo, não faz sentido enviar um conteúdo de topo de funil para clientes ativos e que já são fiéis ao seu negócio, certo? 

Então, a todo momento, encante cada vez mais o seu cliente. Crie conteúdos e campanhas específicas para as próximas necessidades dele, além de mostrar uma preocupação real, isso fará com que ele se encante ainda mais pela sua marca. Além disso, ao fidelizar um cliente, é possível fazer com que ele passe a promover a sua marca aos conhecidos, compartilhando conteúdos, ou marcando a sua loja nas redes sociais para os seguidores verem, por exemplo, atraindo ainda mais pessoas. 

Como pudemos ver nesse artigo, o inbound marketing é uma ótima estratégia para aplicar no comércio eletrônico e conseguir atrair mais clientes e vendas. Abaixo deixamos um exemplo de funil de vendas para inbound marketing para você entender melhor os estágios do consumidor e como podemos aplicar a estratégia

Sabemos que o consumidor moderno está em busca de mais informações antes de realizar uma compra e o inbound proporciona isso através de conteúdos relevantes e que vão de encontro com o que o seu potencial cliente precisa.

Apostar no inbound é apostar na sua empresa. Aqui na Bzness somos especialistas em estratégias de inbound. Marque um bate papo com nossos especialistas e comece a aplicar no seu e-commerce.

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Especializada em desenvolvimento para internet e assessoria de marketing digital, links patrocinados e inbound marketing.

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