Tendências de E-commerce para 2021

2021 promete ser o ano do e-commerce, já que boa parte das empresas foram forçadas a criar ou melhorar os canais de vendas digitais para continuar faturando e combater a crise econômica causada pela pandemia do coronavírus. Segundo um levantamento feito pela Ebit/Nielsen, o faturamento de lojas online cresceu 47% no primeiro semestre de 2020 em comparação com o mesmo período de 2019, representando a maior alta do setor em 20 anos.

Diante do excelente momento que o e-commerce está passando, reunimos as principais tendências do e-commerce para o ano de 2021. Veja quais são e como elas podem impactar positivamente sua loja virtual:

1. Áudio Commerce

Uma nova rede social surgiu recentemente, o Clubhouse, onde os usuários conversam por voz, e logo menos as marcas terão mais um canal de vendas e de atendimento. Lá é possível criar uma sala pública e deixá-la aberta, permitindo que os clientes conversem e interajam por voz de forma instantânea. Por enquanto a rede social só está disponível para IOs, mas com a maior parte da população usando smartphones Android, isso deve mudar logo.

2. Pagamento instantâneo

O pix chegou em novembro de 2020 e já faz parte da vida de milhares de pessoas. Apesar de já existirem uma infinidade de formas de pagamento, nenhuma se compara com o PIX. A velocidade no pagamento e por ser 24h é um dos principais pontos positivos e pode ser um excelente argumento de vendas, pois essa opção de pagamento pode acelerar o prazo de entrega para o consumidor final e também reduzir custos para o varejista. 

3. Voice commerce

É bem provável que este ano os assistentes de voz presentes nos smartphones sejam ainda mais utilizados pelos usuários, e não apenas para pesquisas, mas, também, para efetuar compras de produtos. No mercado americano, cerca de 20% dos consumidores realizam compras (digitais ou físicas) através de seus assistentes virtuais, como a Alexa, da Amazon e o Home, do Google e, devido ao elevado crescimento e desenvolvimento da tecnologia de reconhecimento por voz, essa tendência pode chegar ao Brasil.

4. Re-commerce

Essa prática é, basicamente, a venda de produtos usados em lojas virtuais. Como existe uma grande preocupação em relação à sustentabilidade e ao consumo extravagante de produtos e muitas pessoas estão com a renda menor, boa parte dos consumidores prefere comprar itens usados (desde que estejam em boas condições). Marketplaces como o Enjoei e brechós online estão cada vez mais em alta, afinal, o consumo consciente é um estilo de vida para muitos, principalmente para as novas gerações de consumidores.

5. Social commerce

Que é possível integrar a sua loja virtual com as redes sociais, você já sabe, certo? Porém, agora, essa prática se tornou ainda mais comum. No facebook podemos conectar a loja virtual e exibir o catálogo de produtos, e no Instagram habilitar a funcionalidade de compras para integrar a loja virtual aos posts. Assim, é possível marcar e destacar cada produto e, ao clicar, o usuário é redirecionado para a loja virtual para finalizar a compra.

6. Mobile commerce

As compras feitas via mobile só crescem, segundo um levantamento feito pela Statista, até 2023 73% das compras serão feitas através de dispositivos móveis (celulares, tablets e outros). Com isso, ter uma loja virtual que seja Mobile Friendly, ou seja, seja adaptada para os dispositivos móveis, se tornou essencial para proporcionar uma boa experiência para aqueles que acessam a página através do celular, por exemplo. 

7. Chatbots

Os robôs de bate papo estão cada vez mais populares e sendo utilizados para um primeiro contato com o cliente. Com o uso da inteligência artificial, é possível programar o chatbot para responder perguntas frequentes de clientes e, também, resolver pedidos menos complexos a qualquer hora, sem precisar de um vendedor de fato atendendo o usuário. Muitos e-commerces estão aderindo a esse tipo de solução para proporcionar uma redução de custos operacionais e oferecer um atendimento mais simples, porém, mais certeiro.

8. Compras personalizadas

A personalização para o usuário pode ser um dos principais pontos para trazer melhores resultados e uma melhor experiência de compra. Isso porque além de ser um diferencial competitivo em relação aos concorrentes, gera uma sensação de exclusividade. Um exemplo é a loja virtual da Nike, onde o consumidor pode personalizar praticamente todos os aspectos de alguns itens, transformando aquele produto em único. Contudo, esse bônus de personalização deve ser acompanhado por uma boa gestão e operação, afinal, caso o produto tenha algum erro ou não esteja de acordo com a solicitação, pode gerar problemas na empresa.

Com a concorrência cada vez mais acirrada, é importante acompanharmos de perto o que está acontecendo e as tendências desse setor. Essas são algumas possibilidades que estão disponíveis para a sua empresa e que podem orientar para onde o mercado digital está caminhando, além de ajudar a entender as necessidades e requisitos exigidos pelos consumidores. O distanciamento social não significa o fim do comércio e, sim, a aceleração de algo inevitável: a expansão apressurada do e-commerce. 

Estamos aqui para te ajudar. Abra sua loja virtual de forma rápida, simples e eficiente e esteja pronto para vender 24 horas por dia, todos os dias da semana. Saiba mais aqui.

Postado por

20 Reponses to “Tendências de E-commerce para 2021

  1. porno izle
    26 de abril de 2022 at 23:11

    I pay a quick visit everyday a few websites and blogs to read articles or reviews, but this weblog offers quality based writing. Alejandro Bresler

  2. bahis oyna
    27 de abril de 2022 at 04:16

    Good post! We will be linking to this particularly great content on our site. Keep up the great writing. Adalberto Delavina

  3. turkce dublaj filmler
    26 de maio de 2022 at 10:06

    I consider something genuinely special in this internet site. Gerardo Mennecke

  4. turkce dublaj filmler
    26 de maio de 2022 at 15:00

    Tremendous issues here. I am very happy to look your article. Santo Alexanian

  5. bets10 giris
    27 de maio de 2022 at 14:29

    I am regular visitor, how are you everybody? This piece of writing posted at this web page is really good. Rufus Pon

  6. porno
    27 de maio de 2022 at 19:33

    Real nice design and style and wonderful articles , very little else we need : D. Stanton Azzaro

  7. sikis izle
    30 de maio de 2022 at 02:47

    I have read a few excellent stuff here. Certainly price bookmarking for revisiting. Justin Folk

  8. bets10 giris
    30 de maio de 2022 at 07:45

    A fresh set of eyes is needed, especially from a different vantage point. Coy Johnstone

  9. digitürk ağrı
    7 de junho de 2022 at 18:52
  10. türkçe dublaj film izle
    8 de junho de 2022 at 17:56

    I really love your site.. Great colors & theme. Clayton Vichi

  11. türkçe dublaj
    8 de junho de 2022 at 22:47

    Good answer back in return of this issue with firm arguments and explaining the whole thing regarding that. Luis Tautolo

  12. şanlıurfa karaköprü uyducu
    16 de junho de 2022 at 09:22

    şanlıurfa karaköprü uyducu olarak uydu çanak anten arızalarınızda bir telefon uzağınızdayız.

  13. bets10 giris
    22 de junho de 2022 at 13:32

    Hey, thanks for the blog article. Really thank you! Really Great. Lyndon Venne

  14. porn
    22 de junho de 2022 at 19:08

    The best content produced to solve my problem.

  15. porno izle
    22 de junho de 2022 at 20:29

    You made a number of fine points there. I did a search on the theme and found mainly persons will have the same opinion with your blog. Jody Faherty

  16. veteriner rehber
    26 de junho de 2022 at 18:39

    veteriner blog, rehber, arama sayfaları ile en yakındaki hekime ulaşın

  17. erzurum veteriner
    30 de junho de 2022 at 12:56

    That is a good tip particularly to those new. Simple but very precise information? Thank you for sharing this one. A must read article.

  18. konya ücretsiz veteriner
    1 de julho de 2022 at 03:29

    Thanks for sharing your info. I truly appreciate your efforts and I will be waiting for your further write ups thanks once again.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.