5 dicas para aproveitar o tráfego sazonal

 

O que é tráfego sazonal?

Podemos denominar de tráfego sazonal algo efêmero ou que acontece em determinada época, como as festividades de final de ano, por exemplo. Isso gera uma mudança de interesses com que o usuário interage nos motores de busca, procurando por determinados assuntos de acordo com a sazonalidade.

 

Estas oportunidades se dão em, por exemplo, períodos de férias e grandes feriados. Mas é importante notar que algumas procuras começam bem antes da data em si, como por exemplo o Natal, que tem aumento de buscas já em meados de outubro. Já outros são mais específicos, como a procura de roupas de frio para o inverno.

Com isso, listamos alguns pontos para que você possa se aproveitar melhor da sazonalidade para criar conteúdos que te tragam resultados expressivos.

 

Analise os padrões de tráfego do seu site

Geralmente focamos nos resultados mensais de tráfego, mas para que uma estratégia mais eficiente seja realizada, é preciso analisar resultados dos últimos anos, chegando a concluir quais são os períodos que mai

s trazem tráfego para o site. Você conseguirá traçar perfis de consumo do seu público e com isso definir o que produzir de material antecedendo à procura dele.

Aproveite as oportunidades

Sabendo de seus picos de tráfego, é hora de analisar onde e quando você poderia atrair mais acessos. E a dica é que você se programe a longo prazo, apontando as oportunidades e produzindo conteúdo para se adiantar as datas comemorativas e não produzir só na semana da mesma, quando todos estarão fazendo o mesmo.  Aproveitar-se das datas comemorativas mais famosas para atrair fluxo.

Nós da Bzness, levamos a sazonalidade muito a sério e por isso, criamos um calendário completo, que abrange as principais datas comemorativas de 2017. (Baixe grátis aqui!)

Lembre-se também que usar os feriados locais e outras datas específicas para oseu negócio é prioridade.

 

Use as palavras-chave sazonais

Não basta só produzir o conteúdo de jogar na internet, o estudo das palavras-chave é ideal para ser achado pelos robôs dos buscadores, que levam em conta muitos fatores para levar os usuário o melhor resultado. O GoogleTrends é sempre o seu melhor aliado para esta tarefa.

Analise sua concorrência

É fundamental saber como a concorrência está agindo para ter bons resultados, assim, você consegue se adiantar e superar tais métricas de seu concorrente. Inscreva-se na lista de envio de e-mails, analise as palavras-chave que ele utiliza e veja qual o tipo de conteúdo que ele usa para atrair conversões.

Esperamos que o conceito de sazonalidade tenha ficado mais claro com o nosso artigo e se você tiver alguma dúvida ou feedback para nosso conteúdo, é só falar com a gente. É sempre um prazer ter cia pra um café!

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CEO at Bzness. Especializado em gestão de comunicação digital.

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