6 estratégias de marketing digital para loja virtual

Reunimos neste artigo 6 estratégias de marketing digital para que você entenda quais aplicar na sua loja virtual e como utilizá-las em diferentes canais.

O número de lojas virtuais cresceu no país inteiro desde que a pandemia do coronavírus estourou, por isso, se destacar diante da concorrência tem sido um desafio para os PME’s (pequenos e médios empreendedores). 

Pensando nisso, trouxemos neste artigo 6 estratégias de marketing digital que você pode utilizar para destacar a sua empresa e aumentar as suas vendas online.

1. Para ser visto, é preciso ser real

Apesar de vivermos em um mundo onde a todo momento estamos conectados na web, empresas que se mostram humanizadas têm uma conexão maior com o público.

Isso porque quando você se dirige ao seu cliente de forma “natural” e mostra que do outro lado tem uma pessoa e não um robô, o usuário acaba se identificando mais e tendo mais confiança na empresa.

Uma das melhores formas de ganhar a confiança do usuário é mostrando a realidade, ou seja, evite bancos de imagem, compartilhe fotos reais. Um exemplo que tem feito as marcas se destacarem é a utilização do Reels do Instagram ou vídeos no TikTok.

Os vídeos curtos estão bombando na internet e muitas empresas apostam em conteúdos em vídeo para mostrar desde o dia a dia da empresa, passo a passo da preparação de um pedido e até mesmo montam um guia com opções de como pode utilizar o produto. 

Por exemplo, se você vende sandálias, pode fazer um Reels mostrando algumas opções de combinações de looks. Ou se você vende um serviço de limpeza de tapetes, um vídeo mostrando um antes e depois de um cliente. O que importa é mostrar a realidade e como os seus produtos e a sua marca podem acrescentar na vida da pessoa.

2. Não utilize as redes sociais apenas para o seu entretenimento

Sabemos que cuidar de um e-commerce pode ser um desafio se você não tiver uma equipe para te ajudar. Mas é importante frisar que, mesmo antes da pandemia, as redes sociais já bombavam. Agora, então, é um dos meios de entretenimento mais usados, afinal, estamos em casa e quando não estamos trabalhando, estamos com o celular na mão checando as redes.

Por isso, apostar no marketing de mídia social para a sua empresa é essencial para alcançar pessoas dentro do seu nicho.

Ao implementar algumas estratégias, você gera engajamento com a marca e ajuda a aumentar o tráfego para a sua loja virtual. Quanto mais redes sociais você conseguir manter melhor, mas caso seja um trabalho difícil para você manter várias redes atualizadas, aposte naquela que você sabe que o seu público está, ou considere contratar uma equipe ou até mesmo uma agência especializada em mídias sociais. 

Assim você não se limita e ainda consegue impactar mais pessoas com a sua marca. O importante é manter a comunicação em todas elas, o tom de voz que você utiliza na sua empresa é importante para aumentar o reconhecimento da marca. 

3. SEO é importante, sim!

Já imaginou atrair visitantes qualificados de forma orgânica, sem precisar investir em anúncios? Pois é, com boas práticas de SEO isso é possível.

SEO – Search Engine Optimization – é nada mais que a otimização para motores de busca. São estratégias que visam um bom posicionamento da sua página em buscadores como o Google. 

Para isso, é preciso pesquisar e entender o que os seus consumidores mais buscam, ou seja, as palavras-chaves que podem levar eles até o seu negócio.

6 estrategias de marketing digital para e-commerce

Assim é possível utilizar essas informações para otimizar os conteúdos das suas páginas para que elas consigam boas posições nos buscadores e apareçam assim que alguém buscar por algum produto ou serviço que você ofereça, gerando mais tráfego para a sua loja.

4. E-mail marketing ainda funciona

Um das estratégias de marketing digital mais poderosas que você pode aplicar no seu e-commerce é. sim, o e-mail marketing. Esqueça o que os gurus do marketing dizem sobre ela não funcionar mais. E-mail marketing funciona, sim, e muito bem. Tudo depende do nicho da empresa, a estratégia utilizada e, principalmente, como ele é feito, ou seja, a comunicação.

Se você possui um e-commerce, possui informações dos seus clientes, certo? Então, utilize isso a seu favor. Criar listas e manter eles em contato com a sua marca é essencial para não deixar “a peteca cair”.

Você pode enviar desde newsletter informativas, até ofertas, promoções e conteúdos relevantes. E uma das grandes vantagens de usar o e-mail marketing é a possibilidade de segmentação. É possível concentrar seus esforços apenas em clientes que realmente têm interesse em se relacionar com a sua marca. 

Uma dica para manter o cadastro dos clientes sempre atualizado é integrar a loja ao sistema de gestão, assim as informações são atualizadas automaticamente.

5. Mostre os canais onde você está presente 

Se a sua estratégia de SEO está sendo bem feita, provavelmente boa parte do seu público está te encontrando de forma orgânica. O que pode significar que eles ainda não conhecem a fundo a sua empresa.

Incluir os botões das redes sociais na sua loja virtual é uma ótima forma de incentivar os usuários a conhecer ainda mais você e sua marca, além de garantir o tráfego nesses canais.

Um diferencial é apostar em botões de compartilhamento nas páginas dos produtos. Assim você incentiva seus clientes a divulgarem seus produtos sem precisar sair do site.

6. Invista em promoções 

Tenha em mente que, assim como pode estar sendo um período difícil para você e o seu negócio, pode estar sendo também para o seu cliente. Por isso, antes de sair fazendo promoções, análise e entenda se o momento está propício para isso e não esqueça de transmitir ao consumidor a sensação de oportunidade única.

Datas comemorativas, desconto para aniversariantes do mês da sua base de clientes, liquidação e queima de estoque, são alguns exemplos de promoções e diferenciais que você pode apostar, sem precisar “sacrificar” o seu negócio e ainda satisfazer seus clientes.

Depois de entender melhor sobre essas 6 estratégias de marketing digital para a sua loja virtual, chegou a hora de colocar em prática. Se você já desenvolve ou desenvolveu em algum momento alguma dessas, considere analisar os resultados e entender o que você pode fazer para destacar ainda mais a sua empresa. 

O comércio eletrônico está cada vez mais em alta, mas para lucrar, é preciso investir, seja em estratégias, estudos ou contratando pessoas especializadas no assunto. 

Aproveite para entender melhor sobre as tendências do e-commerce para este ano e melhorar a presença digital do seu negócio.

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Especializada em desenvolvimento para internet e assessoria de marketing digital, links patrocinados e inbound marketing.

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