Marketing de busca – Apareça para quem te procura

Você já ouviu falar em Marketing de busca? Se sim ótimo, mas sabe o que realmente é o Marketing de Busca?  O marketing de busca, conhecido no meio profissional pela sigla SEM (Search Engine Marketing), utiliza-se de plataformas de buscas como Google, Bing, Facebook entre outras plataformas para aumentar visibilidade aliada aos objetivos de marketing. Todo o esforço é focado em atingir os melhores rankings nestas plataformas e sites de busca, a estratégia consiste tanto em otimização de sites (SEO), compra de anúncios e links patrocinados (como o Google Adwords, Facebook Ads por exemplo). E os resultados vão além de conquistar bons rankeamentos e aparecer nas melhores posições, mas sim em obter resultados relevantes alinhado às estrategias de marketing, como por exemplo uma boa taxa de cliques e um alto índice de conversão.


Então vale a pena  investir em marketing de busca?

Além dos números que comprovam que os sites de busca são os principais influenciadores da jornada de decisão por um produto ou serviço, você pode se basear em VOCÊ, quando precisa pesquisar e decidir por um produto ou serviço, o que você faz? “Ou seja quem não é visto não é lembrado”.

Agora olhando para os números e entendendo o por que você deve investir em marketing de busca, confira alguns dados sobre os buscadores.

  •  – 131 bilhões de pesquisas são feitas mensalmente no mundo todo;
  •  – 46% das buscas são por serviços ou produtos;
  •  – 78% do tráfego de sites brasileiros vem através de motores de busca.
  •  – 60% da decisão de compra de um imóvel por exemplo é influenciada pela internet

 

Mídia/propaganda tradicional:
São as empresas que buscam seus consumidores.

Já no digital…

Mídia digital:
Os consumidores que buscam as empresas e marcas.

E qual a influência nas vendas física/offline?
Estatísticas dizem que 71% das pessoas buscam uma empresa ou marca depois de serem impactadas por seu anúncio. Além disso, o consumidor está habituado a buscar informações sobre um produto ou serviço antes de realizar uma compra.

Concluindo: A melhor maneira de encontrar seu consumidor é ser encontrado por ele.

E como você pode iniciar um trabalho em marketing de busca?

Como apresentado acima, o marketing de busca atua basicamente em dois pilares principais, SEO e links patrocinados. É interessante se os dois pilares andarem juntos, mas não necessariamente o investimento inicial precisa ser feito nas duas áreas simultaneamente, mas será importante analisar possíveis mudanças estruturais no seu site, que devem beneficiar tanto para SEO quanto para links patrocinados, otimizando o site orientado para funis conversão e captação de leads (geração de negócios).

 

Conheça também sobre Inbound Marketing

A Bzness Internet é estruturada e pronta para proporcionar a melhor solução de Inbound Marketing para sua empresa.
Quero conhecer!

Recomendamos também

Bzness Internet marca presença no Google Partner W...
visualizações 792
Aconteceu neste último final de semana nos dias 25 e 26 de junho de 2016, mais uma edição do Google Partner Weekend, e a equipe da Bzness marcou presença mais uma vez no evento. O evento é fechado par...
Dicas para campanhas de links patrocinados google ...
visualizações 723
  Vamos falar um pouco sobre links patrocinados? Todos que investem em Google AdWords quer saber como otimizar campanhas de links patrocinados e conseguir os cliques mais baixos com um ROI...
Google Adwords, links orgânicos e links patrocinad...
visualizações 452
AdWords é o principal serviço de publicidade do Google e principal fonte de receita desta empresa representando 96% dos quase 37,9 Bilhões de dólares que a empresa faturou em 2011. Esse serviço utiliz...

Postado por

CEO at Bzness. Especializado em gestão de comunicação digital.

Deixe uma resposta