Growth Hacking: o que é e como usar no seu negócio?

Growth Hacking pode até soar familiar como nome para muitos, mas de fato o que é e suas aplicações no cotidiano ainda são questões a serem esclarecidas. A Bzness te ajuda a clarear as ideias sobre o conceito, que na prática tem muito a oferecer as marcas.

O que é Growth Hacking?

Uma maneira, exclusivamente digital, para chegar ao mercado e plantar sua ideia. Podemos dizer que é a evolução do marketing digital e tem como fundamento entender com perfeição os hábitos, comportamentos e tendências de consumo. Uma forma de inserir sua mensagem de maneira quase natural na rotina do usuário.

Onde surgiu?

A nova tendência tem como mentor um dos mais prestigiados profissionais do digital, Sean Ellis, que define Growth Hacking como marketing de experimentos, com o objetivo de encontrar brechas (hacks) para obter sucesso e criar estratégias para atingir resultados para o crescimento (growth) da empresa.

Como é na prática?

Misturar conceitos de tecnologia, metodologia de experimentos e, talvez o mais importante: ter pleno conhecimento de como o consumidor pensa enquanto faz compras e o que o motivou a fazer determinada compra.

O funil do Growth Hacking

É importante saber quais são os pontos que não estão performando tão bem e direcionar esforços para mudar o cenário e quem sabe aplicar uma nova estratégia para conseguir performar mais rápido do que seria de maneira convencional

Aquisição (Acquisition), que vai reunir as práticas para atrair e conquistar um cliente.

Ativação (Activation), que foca em entregar uma boa experiência ao cliente no primeiro contato.

Retenção (Retention), quando o cliente já está satisfeito e pretende continuar  como cliente.

Receita (Revenue), estágio em que o cliente paga pelo produto (após o período de experimentação grátis)

Indicações (Referral), quando seu cliente te indica.

 

MARCAS QUE ENTENDERAM O CONCEITO DE GROWTH HACKING

Em todos os segmentos e processos, temos casos que inspiram que nos levam a ter novos insights para aplicarmos em nossas marcas, com isso, apresentamos os cases mais famosos de sucesso do Growth Hacking.

LinkedIn

Onde você procura sobre uma empresa que é indicado, ou sobre um contato profissional? Certamente a sua resposta é Google. Pensando nisso, a rede de contatos profissionais percebeu a chance de otimizar seu SEO para que candidatos e empresas aparecem na página inicial do de buscadores e que seus perfis fossem visíveis sem que o usuário tivesse uma conta na rede. Assim, a rede passou de 2 milhões para 200 milhões de usuários ativos.

PayPal

Qual a forma de pagamento para compras online? Certamente a sua resposta é cartão de crédito. A plataforma percebeu a oportunidade de ser a única forma de pagamento com logo no site, passando assim a ser mais utilizada por vendedores e compradores como forma única de pagamento.

 

Estes exemplos nos ajudam a ter uma noção de como a oportunidade pode surgir de um jeito simples, mas que só obtém sucesso se tiver pesquisa e profissionais para que as ferramentas certas sejam capazes de alcançar o resultado pretendido.

Recomendamos também

5 dicas para seu conteúdo viralizar na internet
visualizações 1.8k
O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias para posicionar uma marca na internet. Com ele, mostramos ao mundo o posicionamento da marca/produto, interagimos diretamente com o cliente (e ...
Epicentro 2017 | Equipe Bzness
visualizações 1.7k
No final de semana de 30 de setembro a 02 de outubro aconteceu em Campos do Jordão, no auditório Cláudio Santoro, mais uma edição do Epicentro, evento organizado pelo empreendedor Ricardo Jordão, da B...
Dia Internacional das Mulheres
visualizações 1.8k
Dia 08 de março é comemorado o dia internacional das mulheres. E como homenagem o Google resolveu dar uma olhada para o passado e mostrar algumas mulheres pioneiras em profissões que foram um marco na...

Postado por

CEO at Bzness. Especializado em gestão de comunicação digital.

Deixe uma resposta