O impacto da transformação digital na sociedade

A transformação digital veio para revolucionar o modo como os negócios são criados e administrados. Entenda o impacto dela na sociedade e como a sua empresa pode se beneficiar.

Hoje, vivemos em um cenário cada vez mais conectado e movido a dados, e adotar novas soluções tecnológicas já não basta. Empresas de todos os tamanhos e dos mais diversos segmentos precisam começar a enxergar as tecnologias como oportunidades para competir de forma mais eficiente e otimizada e utilizar as ferramentas disponíveis como meios para melhorar as estratégias do negócio. Em outras palavras, é preciso utilizar a tecnologia a nosso favor.

A dificuldade é que adotar essa nova visão pode ser um pouco difícil para certas pessoas, principalmente para aquelas que ainda acreditam que a transformação digital não é, digamos, relevante. Mas, sentimos (ou não) em informar que a transformação digital é real e ela já acontece há um tempo. Empresas com esse tipo de pensamento estão, a cada dia que passa, perdendo espaço para as novas empresas que já nasceram no digital e aproveitam todos os benefícios desse novo conceito de gestão. 

Mas, afinal, o que é a transformação digital?

A transformação digital é, basicamente, a transformação do seu produto e o uso de tecnologias digitais para modernizar e modificar o negócio e o relacionamento com os clientes e, claro, entre os membros da empresa. É a ação de migrar os processos analógicos para os digitais, alterando os planos de negócios e a forma de se relacionar com os clientes. O objetivo? Maior produtividade e otimização. 

Você até pode pensar: Minha empresa tem uma página no Instagram e Facebook e um blog corporativo, então meu negócio já passou pela transformação digital, certo? Não é bem assim. A verdade é que esse conceito é muito mais amplo do que isso.

A tecnologia deve ter um papel estratégico central e não apenas uma presença superficial. Algumas tecnologias que podem ser utilizadas são a Inteligência Artificial (IA), IoT (Internet of Things), Machine learning, big data, realidade virtual e aumentada, softwares CRMs, aplicativos, e muitos outros.

E, ao contrário do que muitos pensam, todas as empresas, independente do tamanho, podem passar pelo processo. Ela atende aos mais diversos segmentos e pode transformar o modo como o negócio é visto, afinal, é proporcional uma nova forma de pensar e executar seus processos. Ela promove não só mudanças na empresa, mas também impacta na cultura, no desenvolvimento de habilidades técnicas, planejamento de estratégias, entre outros. Por isso, ao falar de transformação digital e o seu impacto, não podemos olhar exclusivamente para as empresas, pois ela está diretamente ligada às vidas humanas, afinal, marcas e produtos geram valor e oferecem soluções para pessoas reais. Vamos entender melhor?

Cultura e prioridades

É natural que, com o passar dos anos, gerações sejam formadas. Gerações com habilidades, prioridades, valores novos e, muitas vezes, totalmente diferentes das gerações anteriores. O contexto socioeconômico molda a sociedade e percebemos isso ao comprar as principais gerações: Baby boomers, X, millennials, Z e Alfa.

Então, em uma realidade onde novas informações são geradas a cada segundo e tudo acontece em alta velocidade, a mudança comportamental nos indivíduos que vivem neste contexto é bastante clara, seja na forma como eles se relacionam com as novas tecnologias ou como utilizam-as ao seu favor.

Para nós, já está bem claro que a geração Z (nascidos de meados de 1990 a 2010) e Alfa (nascidos a partir de 2010) serão (e muitos já estão sendo) os grandes impulsionadores da jornada digital e da indústria 4.0, afinal, não conhecem o mundo sem internet, smartphones, tablets, etc.

Educação e empregabilidade

Usando a revolução industrial como exemplo, toda grande mudança requer uma adaptação. Quando tivemos o processo de mecanização da produção com o uso de máquinas a vapor, os operários precisaram entender como as máquinas funcionavam, certo? E tem sido assim desde o início dos tempos. Toda grande mudança requer adaptação.

A sociedade precisa estar atenta e disposta a acompanhar os avanços e, considerando que a transformação digital visa a integração total da tecnologia, cabe a nós, humanos, o trabalho intelectual para desenvolver novas práticas e operá-las.

O fato é que, em muitos setores, já temos a substituição da mão de obra humana por sistemas automáticos e isso impacta diretamente na educação e empregabilidade, pois a transformação digital exige a união de diferentes competências intelectuais para desempenhar as atividades digitais o que, consequentemente, exige uma interdisciplinaridade maior. 

No âmbito profissional, é preciso estar cada vez mais atento a esse novo cenário e adquirir novas habilidades e competências. É preciso se preparar para usufruir de todas as possibilidades que as tecnologias oferecem. Assim, a premissa por trás da transformação digital é uma qualificação mais exigente.

Impacto econômico

A economia está em constante mudança e é muito influenciada pelo avanço tecnológico, afinal, os processos digitais impactam diretamente nos negócios e na sociedade.

Esses impactos podem ser sentidos através de diversas maneiras e nos mais variados setores, como, por exemplo, na linha de produção de uma indústria. 

Essa mudança pode significar mais produtividade, impactando diretamente nos preços, demanda e, consequentemente, na perspectiva de lucro. 

Como as empresas podem se beneficiar com a transformação digital?

Passar pelo processo de transformação digital pode trazer diversos benefícios para as empresas:

Otimização de processos

Através do uso de tecnologias que facilitam e automatizam tarefas, a transformação digital proporciona a otimização dos processos empresariais. Ou seja, o time não precisa se preocupar com ações repetitivas e burocráticas que consomem boa parte do tempo e acabam abalando a produtividade, pois muitos processos podem ser automatizados, como o envio de e-mails, atualização de cadastro de clientes, conferência de dados, cálculos de valores, etc. São diversas as opções de soluções capazes de resolver tarefas de uma forma eficiente em todas as frentes de um negócio.

Aumento da produtividade

Ao aderir tecnologias que automatizam os processos de forma estratégica, as empresas garantem mais produtividade para os funcionários. Isso porque os profissionais não precisam mais se preocupar com tarefas que agora são feitas de forma automatizada, o que, consequentemente, abre mais espaço para eles se dedicarem a questões mais importantes e estratégicas para o negócio. 

São pequenas mudanças que criam um novo cenário totalmente diferente e positivo dentro de uma organização, afinal, softwares com tecnologias e modelos mais completos resultam em benefícios ainda maiores. É o caso da Sharpspring, uma plataforma de gerenciamento de vendas e automação de marketing. A Sharp é a ferramenta mais bem avaliada no mercado americano, segundo dados do site TrustRadius, uma plataforma de avaliação de soluções tecnológicas. 

Aqui na Bzness trabalhamos com a Sharp pois acreditamos que além de ajudar os nossos clientes a gerenciar os atendimentos e automatizar envios de e-mails personalizados, ajuda a segmentar seus clientes em potencial, facilitando o gerenciamento e a nutrição de leads, o que, consequentemente, gera melhor aproveitamento das oportunidades,resultando em mais e melhores conversões.

Satisfação do consumidor

Os benefícios da transformação digital também se refletem no público-alvo do negócio. A empresa pode adotar tecnologias e sistemas disponíveis para melhorar, por exemplo, a entrega de produtos. No setor de imóveis, por exemplo, muitas empresas já oferecem modelos de casas com janelas que se fecham automaticamente ao detectar chuva, iluminação automatizada, entre outras tecnologias.

Nem todos os produtos podem ser modificados, mas é possível melhorar fatores que influenciam na experiência do cliente, como o atendimento, canais de vendas, formas de envio e processos de pós-venda. Outro exemplo são os e-commerces, ter um outro canal além da loja física garante que os clientes tenham mais uma opção de canal para comprar, sem precisar sair de casa ou até mesmo conversar com alguém.

Redução de custos

A tecnologia permite que empresas reduzam custos e eliminem desperdícios para não comprometer os resultados financeiros. Como a automação aumenta a capacidade produtiva da empresa, a organização deixa de contratar mais pessoas para a execução de tarefas manuais, como, por exemplo, ao adotar um software de atendimento via chatbots, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana ou adotando sistemas com machine learning, que fazem previsões e montam cenários diferentes para cada decisão da empresa.

Investir em tecnologias e em novas soluções traz não só eficiência, mas também retorno financeiro para o negócio.

Vantagem competitiva

Todos os benefícios citados acima resultam no mais importante: vantagem competitiva para o negócio. A transformação digital permite que a gestão administrativa utilize tecnologias como ponto central de sua estratégia, melhorando os processos, criando produtos mais eficientes e entregando mais valor aos clientes, garantindo uma ótima reputação diante dos concorrentes.

A tecnologia, além de melhorar processos internos, também auxilia na tomada de decisões, otimizando todas as frentes do negócio. Assim, todo o modelo de gestão do negócio é afetado de maneira positiva, ganhando forças e se destacando perante aos concorrentes.

A verdade é que a era digital representa o futuro dos negócios e o seu impacto na sociedade vai muito mais além. Ela acelera processos e a propagação de informações, aproxima a empresa do cliente, aumenta a produtividade, dá mais agilidade para as tomadas de decisão, impulsiona o consumo, reduz custos e traz novas oportunidades. 

O nosso modo de viver foi transformado e a era digital influencia não só pessoas, mas profissões, relacionamentos, empresas, atividades e muito mais. Todos estamos conectados de alguma forma, basta perceber quantas vezes pegamos o celular durante o dia ou imaginar como seria o dia a dia se não houvesse tecnologia.

A conectividade está cada vez mais presente e cabe a nós utilizá-la ao nosso favor.

GOSTOU DESTE CONTEÚDO? TEMOS OUTROS ARTIGOS EM NOSSO BLOG QUE PODEM TE INTERESSAR:

Postado por

Especializada em desenvolvimento para internet e assessoria de marketing digital, links patrocinados e inbound marketing.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *